Quem sou

A Escola Municipal Dom Helvécio é uma instituição pública da rede municipal de ensino, está localizada à Rua Dr. Justino Pereira, S/Nº, em Dores da Vitória, distrito de Miraí - Minas Gerais.
Sendo criada em 1930 pelo Decreto nº 9519 de 05 de abril de 1930 e iniciou suas atividades em 20 de julho de 1930 com a denominação de Grupo Escolar Dom Helvécio.
Em agosto de 1937 passou a ser denominada Escola Estadual Dom Helvécio.
Pela Resolução nº 8430 de 27 de janeiro de 1998, foi municipalizada, passando a ser denominada Escola Municipal Dom Helvécio.
A Escola Municipal Dom Helvécio é uma instituição que está a serviço da sociedade e cumprirá a função de socialização dos conhecimentos voltados para o pensar e o fazer, incentivando e valorizando a criatividade.
A escola possui característica marcante e inovadora por ser uma entidade comprometida com a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
O ensino abrange diversas áreas do conhecimento de acordo com a proposta da grade curricular, seguindo uma dinâmica flexível que permite uma constante transformação e renovação frente às inovações pedagógico-educacionais, perseguindo estrategicamente os caminhos que possibilitem responder pelas questões e demandas da comunidade.

Modalidades de Ensino:

Educação Infantil: 05 anos

O Ensino fundamental de 09 anos de escolaridade:
  •  Anos Iniciais: duração de 05 anos, oferecidos em dois ciclos, com progressão continuada:
Ciclo de alfabetização, com duração de 03 anos:
  • 1º ano - 06 anos
  • 2º ano - 07 anos
  • 3º ano- 08 anos
Ciclo complementar, com duração de 02 anos:
  • 4º ano - 09 anos
  • 5º ano - 10 anos
  • Anos finais: , , e anos.
Na escola é adotado a Intervenção Pedagógica como medida de melhoria do desempenho escolar e ainda a reformulação do PPP como referência de uma Educação de Qualidade.
A Proposta Pedagógica é o resultado de um trabalho coletivo, envolvendo toda a comunidade, enfocando aspectos políticos, pedagógicos e administrativos, buscando desenvolver capacidades e habilidades para o aluno se tornar um cidadão crítico e participativo perante os acontecimentos da realidade.
O espaço físico da escola possui uma estrutura compatível com a demanda e realidade local, atendendo satisfatoriamente o corpo docente e discente deste estabelecimento de ensino, contribuindo gradativamente na transformação e construção do processo ensino-aprendizagem.
Os professores efetivos e contratados pela escola estão aptos a exercerem o cargo para cada função em que foi nomeado, possuindo formação acadêmica dentro de cada área específica para a sua atuação, bem como direção e demais funcionários. Os trabalhos realizados por esta instituição abrangem conteúdos diversificados e enriquecedores em prol de uma Educação de Qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário