Parceria Votorantim

Miraí aposta na Educação para promover desenvolvimento local
Unidade da CBA, da Votorantim Metais, articula ações em parceria que mobilizarão a comunidade do município mineiro.

A visita do Instituto Votorantim a Miraí, em Minas Gerais, nos três primeiros dias de julho / 2009, marcou o lançamento oficial do Parceria Votorantim pela Educação na cidade, que é conhecida por ser a terra natal do compositor Ataulfo Alves.
Quem abriu a agenda foi o Gerente Geral de Mineração da CBA, Claret Antonio Vidal Abreu, ao lado do Gerente de Produção da Unidade de Miraí, Christian Fonseca de Andrade. Ambos trouxeram idéias de articulação e demonstraram seu compromisso com o Parceria. Para Claret, que está há 28 anos na empresa, um projeto que vem promover o relacionamento sustentável com a comunidade contribui de forma legítima para o sucesso da empresa, destacando que “desenvolvimento regional e educação são frentes importantes para nossa atuação”.
No campo da gestão pública, a Secretária de Educação do município, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota, vem fazendo um trabalho de qualificação do desempenho das escolas sob sua responsabilidade, tendo atingido em 2007 o Ideb previsto para o ano de 2013. Mas, reconhece que “o desafio é manter o ritmo de melhoria e continuar evoluindo.”

Ações locais
Uma das iniciativas da Secretaria para responder ao desafio da aprendizagem dos 1040 alunos da rede com qualidade, e na idade certa, é a realização do programa Gestar II, Programa Gestão da Aprendizagem Escolar do MEC para professores de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental, que teve início em maio passado. O programa de formação continuada semipresencial tem até um blog, produzido pelo professor Thiago Meira, que acompanha e registra as ações: http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com/. Outra ação desenvolvida pela Secretaria é o projeto “Eu me amoSemana pela Vida”, implantado pelos professores Lucas Esperança da Costa e Alessandra do Carmo Alonso, da Escola Municipal Dom Helvécio.
O PAR – Plano de Ações Articuladas de Mirai encontra-se em análise no MEC e a cidade teve um papel significativo no envolvimento de outros municípios da região nesse planejamento, colaborando com sua experiência no processo.

Agenda intensa

Nas visitas às redações de jornais de Miraí, assim como aos veículos impressos, rádios e TV de Muriaé, cidade pólo da região, os comunicadores locais foram convidados a participar do Parceria colocando o tema na pauta sob vários ângulos, a fim de provocar a “febre da educação” nessas comunidades.
Com a repercussão promissora dos primeiros contatos, os profissionais dessas mídias são candidatos fortes ao Prêmio Comunicador Parceiro da Educação, que tem inscrições abertas até setembro.
No último dia, o prefeito Sérgio Luiz Resende (foto) recebeu a visita do Instituto Votorantim e da representante da Unidade local, ocasião em que assinou o compromisso Todos pela Educação e falou dos esforços de sua segunda gestão na área de Educação.
Ele ressaltou que a parceria é bem-vinda, reforçando sua crença no papel da Educação como base para o desenvolvimento do município.
O último compromisso da agenda foi o encontro com cerca de 30 agentes-chave locais, representados por diretores e professores de escolas públicas, membros do Conselho Tutelar e o chamado “Grupo do Oito”, uma iniciativa do empresariado local, que tem a participação de lideranças sociais. A apresentação do Parceria despertou o interesse de todos, tendo a cobertura da TV Atividade e do Canal Futura. Os próximos passos devem se concretizar com o novo encontro desses agentes-chave do município para a elaboração de um plano de mobilização pela educação.

Fonte: Matéria publicada no blog educação em 07 / 07 / 09. http://www.blogeducacao.org.br/

Parceria Votorantim pela Educação
Aconteceu no dia 04 de julho / 2009, no Centro Comunitário Madalena Machado Morais, uma reunião com a representante da CBA, Daniele, a fim de apresentar a proposta do projeto Parceria Votorantim pela Educação que visa construir uma agenda positiva para debater e qualificar a educação pública.
O grandioso evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, contou a presença de toda a comunidade escolar e lideranças locais ligadas à causa da educação.
O encontro teve como objetivo principal mobilizar todos os envolvidos em prol desse maravilhoso projeto. Além de esclarecer dúvidas referentes ao Concurso Tempos de Escola, onde será premiada redações de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. As redações deverão ter como tema: A memória dos tempos de escola de pessoas importantes para os alunos ou para sua comunidade. Na oportunidade, a mobilizadora local, Daniele, ressaltou as ações de premiação para alunos ( Concurso Tempos de Escola ), professores ( Prêmio Professores do Brasil ) e profissionais de comunicação ( Prêmio Comunicador Parceiro da Educação ), e convidou os professores e demais lideranças para integrar a rede de mobilizadores locais pela causa da educação.
Várias ações deverão ser feitas nos próximos dias para a divulgação junto à comunidade local como reunião com os pais dos alunos e passeata pelas principais ruas da cidade.
Mais uma vez a educação de Miraí está demonstrado que tem competência suficiente para elevar o nome da cidade e aumentar ainda mais a credibilidade conquistada nos últimos anos, pois o nosso lema é: Qualidade em Ação.
Thiago de Meira Rezende

Miraí promove uma série de encontros com pais de alunos da rede municipal de Educação

Participação e comprometimento. Estes são dois estímulos principais para que a mobilização pela educação no município de Miraí (MG) esteja alcançando bons resultados. Segundo Daniele de Oliveira Pedrosa, mobilizadora local do Parceria Votorantim pela Educação, o envolvimento e a dedicação dos diversos setores sociais estão ocorrendo em todas as ações propostas.
Na próxima semana, por exemplo, serão realizadas diversas apresentações sobre o projeto para os pais de alunos das escolas municipais. Atualmente, a cidade conta com sete escolas, que atendem uma média de 1450 alunos. Na segunda-feira, o encontro irá reunir as escolas Ninho da Águia, Justino Pereira, Abraão Osta e a instituição APAE.
Já no dia 21, os próprios professores farão um encontro com os familiares dos alunos da escola Dom Helvécio. E, no 27, a reunião será com as escolas Santa Catarina e Lecira de Paula Fontes. Está ainda programada uma visita à escola Jones Cordeiro, pela Secretária de Municipal de Educação, em data a ser definida.
A agenda prevê ainda, em breve, uma passeata pela educação, com a participação dos alunos da rede municipal.

Outras ações

No início do mês, foi realizado um encontro, no Clube da 3ª Idade da cidade, com cerca de 160 funcionários de toda a rede municipal, como professores, orientadores, secretários escolares, merendeiras e outros auxiliares.
Daniele explica que a proposta foi “apresentar o Projeto Parceria Votorantim pela Educação e convidar a todos a entrarem nessa corrente conosco”.
Fonte: Matéria publicada no blog educação em 19 de agosto de 2009. http://www.blogeducacao.org.br/

Eu, você,
O município de Miraí, pelo segundo ano consecutivo, é um dos participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação que começou a executar seu plano de mobilização social. No dia 30 de junho / 2010  foi realizado um encontro na Secretaria de Educação que contou com a presença da mobilizadora local, Daniele Pedrosa, da Secretária de Educação, Maria do Carmo Trota, além de educadores, gestores, representantes do Lions Club, APAE e Conselho Tutelar.
Uma das propostas do projeto é estimular a aproximação da família com a escola, incentivando os pais a acompanharem, ainda mais a vida escolar dos filhos. A iniciativa coloca a Educação como prioridade para o desenvolvimento da comunidade, procurando fortalecer políticas públicas e ações bem sucedidas realizadas pelo município nessa área.
Além da realização dessas ações envolvendo diversos setores da sociedade, foi discutido pela mobilizadora local, Daniele Pedrosa, a segunda edição do Concurso Tempos de Escola promovido pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação e Canal Futura.
Nes­te ano, a re­da­ção de­ve­rá abor­dar o te­ma "Pro­fes­so­res que Mar­ca­ram a Vi­da Es­co­lar das Pes­so­as da Mi­nha Co­mu­ni­da­de". A ini­ci­a­ti­va pre­mi­a­rá re­da­ções de alu­nos do En­si­no Fun­da­men­tal (do 5º ao 9º ano); do En­si­no Mé­dio (do 1º ao 3º ano); e os alu­nos da Edu­ca­ção de Jo­vens e Adul­tos (EJA) de até 29 anos, que es­tu­dam nas es­co­las pú­bli­cas de Miraí. As ins­cri­ções po­dem ser re­a­li­za­das até o dia 31 de agos­to, por meio do Blog Edu­ca­ção (http://www.blogeducacao.org.br/temposdeescola).
Os alu­nos ven­ce­do­res re­ce­be­rão um di­plo­ma de par­ti­ci­pa­ção, um apa­re­lho MP4 e um kit de li­vros. Os pro­fes­so­res-ori­en­ta­do­res que ti­ve­rem alu­nos ven­ce­do­res re­ce­be­rão um di­plo­ma de des­ta­que, as­si­na­tu­ra anual da Re­vis­ta On­da Jo­vem e ma­te­ri­al pe­da­gó­gi­co.
Em 2009, a es­tu­dan­te do 8º ano da Es­co­la Mu­ni­ci­pal Dom Helvécio, Andreza Luiza de Souza, foi a ven­ce­do­ra do con­cur­so em Miraí com a re­da­ção "A Me­mó­ria dos Tem­pos de Es­co­la".
Thiago de Meira Rezende

Encontros em Miraí fortalecem engajamento das famílias e igrejas na Educação
Durante o mês de agosto e setembro / 2009, o Parceria Votorantim pela Educação promoveu vários encontros com diversos atores locais no município de Miraí (MG), dando continuidade à mobilização pela educação na cidade.
A proposta dos encontros foi envolver a família dos estudantes e também autoridades eclesiais do município na causa. A Secretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Trota e Silva, participou de várias reuniões realizadas nas escolas. Cerca de 400 pessoas, principalmente pais de alunos, estiveram presentes nestes eventos.
Durante o encontro que reuniu as escolas Justino Pereira, Ninho da Águia e Abraão Osta, Cleonice Alves Araújo de Sousa e Hailton Batista de Sousa, pais de dois estudantes e moradores da cidade de Miraí, enfatizaram a importância da família na vida escolar dos filhos.“Se os pais não tiverem interesse na vida do filho, não adianta cobrar do professor. A escola complementa. A educação começa em casa”, acredita Cleonice.
No dia 09 de setembro, foi organizada também uma reunião com os líderes das igrejas. O encontro aconteceu na Secretaria de Educação e contou com a participação da Pastora Therezinha Cezar Menezes Soubre (Centro Apostólico do Evangelho Pleno); do Padre Antônio da Silva (Pároco); do Pastor Messias Barbosa (Igreja Assembléia de Deus); do Pastor Hailton Batista de Sousa (Igreja Batista); do Pastor Márcio Groupo Toledo (Igreja Metodista); de Claudiana de Souza Loures (Secretária da Igreja Batista Reviver); de Juliana de Albuquerque Loures (Coordenadora de Projeto da Igreja Batista Reviver); assim como da Secretária Municipal de Educação e da mobilizadora local do Parceria, Daniele de Oliveira Pedrosa.
Na reunião, foram apresentados os objetivos do projeto e também foram entregues as cartilhas do MEC - "Acompanhem a vida escolar de seus filhos". “O comprometimento de todos pela educação está garantido”, acredita Daniele.
Outras ações: A Secretaria de Educação realizou, nos dias 10 e 11 de setembro, um simulado para a Prova Brasil. O objetivo foi preparar os alunos para o exame e avaliar a aprendizagem a fim de manter ou superar o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. As ações realizadas pela secretaria podem ser acompanhadas no blog: smeducacaomirai.blogspot.com.
Matéria publicada no Blog Educação em 18 de setembro de 2009. Visite o Blog: http://www.blogeducacao.org.br/


Secretaria de Educação e Instituto Votorantim juntos em prol da qualidade da Educação
A convite do Instituto Votorantim desde agosto de 2009, a Secretaria de Educação abraçou o projeto “Todos pela Educação” que tem como objetivo conscientizar as famílias da importância de seu papel na vida escolar dos filhos. Após cumprir algumas das etapas de um extenso cronograma de atividades do referido projeto, tais como: reunião com o poder executivo, com os agentes chave do município, com as autoridades eclesiais, com o corpo docente de todas as escolas da rede municipal de ensino, com as comunidades escolares, participação em concurso a nível das séries finais do ensino fundamental tendo como vencedora do Concurso “Tempos de Escola” a aluna Andreza Luzia de Souza, do 9º ano, da Escola Municipal “Dom Helvécio”, finalizamos este primeiro momento com uma passeata pelas principais ruas da cidade no dia 04 de maio / 2010. A Secretaria de Educação de Miraí aproveitou a oportunidade para aliar a esta nobre causa a comemoração do Dia da Educação, que foi no dia 28 de abril, bem como, divulgar uma vez mais o grandioso projeto de leitura da rede municipal de ensino que tem como título “Inteligente é assim: tudo o que vê... lê!”, que a cada dia os profissionais e alunos envolvidos neste empreendimento educacional, tem surpreendido a todos com criatividade, bom gosto, e, sobretudo, alcançando paulatinamente os objetivos do referido projeto que é “resgatar o gosto pela leitura por parte dos discentes”.
Com faixas, cartazes, poesias, fantasias, cada escola divulgou o tema trabalhando e mostrando que, com o empenho e dedicação dos profissionais, pais, educadores, Miraí prima pela excelência da qualidade na educação pública.
A iniciativa foi bem sucedida, uma vez que a qualidade do ensino é um ponto de suma importância para se pensar. Pouco adianta concluir séries ou cursos, receber um diploma se não se aprende de verdade. Por tudo isso, estudar com prazer e buscar compreender o mundo através do que se aprende é uma boa forma de se comemorar o Dia da Educação.
A Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Sra. Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota, parabeniza às coordenadoras do Projeto de Leitura, Maria das Dores M. M. Rosse e Regina de Souza Pinheiro, aos diretores e coordenadores das escolas municipais, a todos os professores, alunos, demais profissionais da educação, aos pais e ou responsáveis presentes no evento, bem como, agradece o êxito do mesmo à COPASA, Claudiomir da MIRAÍNOX, Polícia Militar, Vargas Contabilidade, Prefeitura Municipal e ao Instituto Votorantim, parceiros do Projeto TODOS PELA EDUCAÇÃO.

Blitz Educativa em Miraí alerta para a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos
No dia 28 de abril, aconteceu na Praça Doutor Miguel Pereira, uma Blitz Educativa e atividades comemorativas ao Dia da Educação. A Blitz, apoiada pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação integra um plano de ações da Secretaria de Educação de Miraí para mobilizar a população sobre a importância do envolvimento das famílias na vida acadêmica de seus filhos.
Durante o evento, realizado entre 8h e 11h, foram distribuídas cartilhas didáticas aos motoristas e adesivos com os seguintes dizeres: Da vida escolar do meu filho eu participo. E você?
A iniciativa foi conduzida por representantes da Votorantim Metais, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, APAE, Igreja Católica, profissionais de escolas municipais e da Escola Estadual Joaquim Nabuco.
A Blitz Educativa foi promovida em paralelo às diferentes atividades em comemoração ao Dia da Educação. Segundo o Ministério da Educação, em 2009, o IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ) de Miraí para os anos iniciais do Ensino Fundamental foi classificado em 5,7. Esta nota ultrapassou os objetivos determinados para 2009 e para 2015.

Além disto, o município também excedeu a média brasileira para este ciclo, que é de 4,6. Para a Secretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Trota, o projeto Parceria Votorantim pela Educação colaborou para os índices do IDEB em Miraí. Trazer as famílias para a escola foi muito importante para os excelentes resultados do IDEB, comenta.

Quem participou da ação educativa teve a chance de participar de oficinas pedagógicas, apresentações de dança, dentre outras ações.
Para a Secretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Trota, a ação educacional complementa a condução e a discussão das temáticas educacionais de acordo com a realidade local. “A Blitz Educativa” reforça o trabalho que já desenvolvemos diariamente com os nossos alunos. Além disso, a mensagem do evento é a de que o envolvimento da família na vida escolar dos alunos é extremamente importante para o desenvolvimento intelectual dos nossos jovens. A ação estreita o relacionamento entre alunos, pais e agentes educacionais da nossa cidade”, explica Maria do Carmo Trota.
Thiago de Meira Rezende

Parceria que deu certo: Secretaria Municipal de Educação e Instituto Votorantim

A Secretaria de Educação de Miraí em parceria com o Instituto Votorantim conquistaram mais uma meta com a realização de uma reunião de pais com o objetivo de mobilizá-los sobre a importância de se interessarem pela educação dos filhos.
A divulgação desta reunião foi realizada através de cartazes, convites e muito diálogo , onde diretores e professores empenharam-se numa maratona frenética para incentivar pais ou responsáveis a comparecerem à reunião.
O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de março, às 19h30 min, no Centro Comunitário"Madalena Machado Moraes"- ambiente de espaço físico excelente com uma ornamentação que deixou o local mais aconchegante e alegre.
Compareceram o Meritíssimo Senhor Juiz de Direito Dr. Maurício José Machado Pirozzi, a consultora do Instituto Votorantim, Eliane de Souza, pedagogos, diretores, professores e demais funcionários das escolas municipais, pais, alunos, membros do Conselho Municipal de Educação e Agentes-chave do Parceria Votorantim pela Educação que foram recebidos com muita alegria e simpatia pela secretária municipal de educação, Maria do Carmo Oliveira Silva e Trota.
 
A secretaria de educação, iniciou dando as boas vindas e manifestando grande satisfação pela presença e todos. Dividiu seus anseios e preocupações em relação à participação dos pais na vida escolar de seu filhos. Salientou que "participar e estar presente dia-a-dia com seus filhos é condição essencial e indispensável para o sucesso do aluno". Disse ainda que a escola está de portas abertas para recebê-los e ajudá-los em caso de alguma dúvida ou problemas. Alertou que "quando o filho não gosta da escola pode ser indício de alguma insatisfação no ambiente escolar e que família e escola devem unir forças para juntas diagnosticar o problema buscando soluções coerentes e eficientes no sentido de desenvolver no aluno atitudes e sentimentos positivos no âmbito escolar."
Foi apresentada uma peça teatral intitulada "A família na escola", por alguns alunos da E.M "Dr. Justino Pereira"e E.M."Ninho da Águia", que ressaltou cotidianos das famílias: pais ocupados( são inúmeras as razões sociais e familiares ) sem tempo para se dedicar aos estudos dos filhos.
As crianças deram um show!
Muitos pais associaram a encenação à sua vida diária . O que foi muito bom, pois o objetivo já estava sendo alcançado. Após a apresentação, Dr. Maurício José Machado Pirozzi, relatou rapidamente a história de sua infância até a sua formação profissional, mencionando as dificuldades, as lutas e as suas vitórias. Pediu aos pais para investirem nos sonhos de seu filhos. "Sonhar é importante. Sem sonhos não somos nada e quem sonha tem objetivos a vencer, espaços a conquistar e um vida digna a viver",  acrescentou. Ressaltou a necessidade da família incentivar os filhos nos estudos e na vida , pois o apoio e a presença deles é fator primordial para a formação da criança enquanto cidadão.
A secretária municipal de educação informou e esclareceu a parceria que existe entre a Secretaria e o Instituto Votorantim; em seguida apresentou Eliane de Souza, representante do Instituto Votorantim, que parabenizou a todos os presentes por reconhecerem e confiarem no trabalho desta secretaria na busca de uma educação de qualidade. Comentou também que ambas as instituições devem apoiar-se para vencer os obstáculos. Sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela educação municipal Eliane comentou: "Parabenizo a Secretaria de Educação de Miraí pelo belíssimo trabalho que vem realizando e constato que é por iniciativas assim que esta parceria está dando certo."
A secretária Maria do Carmo, apresentou e agradeceu a presença dos membros do Conselho Municipal de Educação e dos Agentes-chaves. Propôs aos professores realizarem uma atividade em grupo com os pais, com objetivo de avaliar o trabalho de 2010 e, em seguida, levantar as expectativas para o no letivo de 2011.
Num clima descontraído, todos participaram demonstrando grande interesse. A ansiedade e alegria tomou conta quando iniciou-se o sorteio dos brindes doados por todos os funcionários das escolas aos pais.
Ao final foi oferecido aos convidados uma deliciosa canjica. Terminado o evento foram tecidos vários elogios por parte dos participantes sobre a reunião. "Vamos nos empenhar mais ainda e sermos mais presentes na educação dos filhos e netos porque no final é a gente que sai ganhando", concluiu D. Elina Rafael de Jesus Calixto.
Regina Pinheiro
Alunos são premiados com outdoor no centro da cidade



Alunos de todas as escolas municipais foram premiados com um belíssimo outdoor no centro da cidade, visando as comemorações do 1º ano do projeto de leitura: Inteligente é assim: tudo o que vê... lê! Para ter suas fotos estampadas no outdoor, os alunos tiveram que redigir um texto em sala de aula com o seguinte tema: Por que eu gostaria de participar do outdoor da Feira Literária?
Foram escolhidas as melhores produções, sendo um aluno por escola, e os vencedores tiveram suas imagens divulgadas no mesmo.

Comemoração do Dia do Meio Ambiente

Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente - 05 de junho, a Companhia Brasileira de Alumínio - Votorantim Metais, realizou no dia 1º junho / 2010, com muita alegria e entusiasmo na cidade de Miraí e no Distrito de Dores da Vitória, a Caravana Cultivando Boas Ações. A programação contou com brincadeiras e atividades voltadas para crianças e adolescentes, com o mascote da empresa o Tatuxito e a apresentação de uma peça de teatro com o nome "Ninguém Merece", onde dois adolescentes discutem a questão do consumo consciente.
O tema foi escolhido pela equipe do meio ambiente da CBA e Votorantim Metais para conscientizar as pessoas a adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais de forma a não exceder as necessidades, pois, além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente.
A Caravana Cultivando Boas Ações contou com a participação dos alunos das escolas municipais e de toda a comunidade presente neste grande evento.
Thiago de Meira Rezende


Caravana do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, 05 de junho, a Companhia Brasileira de Alumínio - Votorantim Metais promoveu no distrito de Dores da Vitória, 01 de junho, e na cidade de Miraí, 03 de junho / 2011, a grande Caravana Cultivando Boas Ações em prol da conscientização do Meio Ambiente. O Mascote Tatuxito, o Palhaço e a Emília junto com toda a equipe da empresa fizeram a alegria dos alunos das escolas municipais com apresentações dinâmicas e diversificadas de acordo com o tema proposto. Um dos objetivos é sensibilizar e conscientizar a população a sobre a importância da preservação ambiental, pois além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de conscientização ajudam a preservar o Meio Ambiente.






Alunos e Educadores em favor do Meio Ambiente
No dia mundial do Meio Ambiente, comemorando no dia 05 de junho, as secretárias municipais de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Votorantim Metais realizou em Miraí uma passeata em defesa da causa.
Alunos das redes municipal, estadual e particular e de ensino se uniram para chamar a atenção da população e mostrar o quanto a preservação do meio ambiente é importante. Faixas, gritos de guerra e muita agitação marcaram o momento em que os alunos passavam pelas ruas.
Após a passeata, a praça Doutor Miguel Pereira foi palco de muita comemoração e desenvolvimento de ações para conscientizar a população.
A secretaria de Meio Ambiente plantou três árvores na praça e cada escola colocou placas com mensagens de alerta sobre preservação. Outra ação do dia foi uma blitz ecológica, onde os alunos além de distribuir panfletos com unidades de conservação, distribuíram também mudas de árvores para as pessoas.
Um concurso de paródia entre as escolas agitou a garotada. A cada música cantada a torcida e a empolgação só aumentava e envolvia os alunos na ação ambiental. No final, a festa maior ficou por conta da Escola Estadual Joaquim Nabuco que foi a vencedora do concurso.
O secretário de Meio Ambiente José Gumercindo comemorou o sucesso da passeata e garantiu que momentos assim tornam a população mais consciente. "Tem gente que precisa ser lembrado que o ambiente em que ele vive precisa ser preservado. Então estamos aqui, porque nosso dever além de preservar é propagar essa preservação".

Moradores da Zona da Mata são beneficiados por projetos sociais
Votorantim Metais e Instituto Votorantim apostam em ações com foco em educação, cultura, trabalho e geração de renda

Ao longo da sua trajetória, a Votorantim Metais vem impulsionando diferentes iniciativas para o desenvolvimento sustentável das regiões em que está presente. Neste sentido, a empresa estimula permanentemente as potencialidades da população local em parceria com o Instituto Votorantim e com instituições sociais nas áreas de educação, cultura e geração de renda. Em 2012, serão contemplados mais de 18.400 moradores de cidades vizinhas às Unidades de Mineração de Miraí e Itamarati de Minas. Para isso, serão desenvolvidas ações sociais nos municípios de: Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.
Neste ano serão apoiados os projetos Ecos da Mata, Parceria Votorantim pela Educação, Formação Complementar em Técnicas Agropecuárias e Meio Ambiente, Profissional Evoluir, Tela Viva de Cidadania e Cultura.
Essas iniciativas irão priorizar a mobilização social, a aquisição de conhecimento e a criação de novas oportunidades subsistência na região contemplada pela atuação social da empresa. "A Votorantim Metais está há, aproximadamente, 25 anos na região de Itamarati e Miraí. Ao longo desses anos, construímos um relacionamento com a comunidade baseado na transparência e no estímulo à cidadania. Em 2012, renovamos o nosso compromisso social, investindo em atividades de promoção do protagonismo cidadão", declara o gerente geral de Mineração, Claret Antônio Vidal Abreu.
A Votorantim Metais, com o apoio do Instituto Votorantim contribui para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde possui operações, sempre trabalhando em parceria com o poder público e a sociedade civil. Em 2012, apoiará cerca de 50 projetos sociais, com foco no desenvolvimento local, nas àreas de educação, trabalho e geração de renda, cultura, esporte, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 11 milhões.
Marco Corteleti
Fonte: Jornal Opinião Miraiense
Site: http://www.jornalopiniao.net/

Curso Intel Educar

Aconteceu na Escola Municipal Ninho da Águia entre os dias 07/11, 08/11, 18/11, 21/11 e 22/11, o Curso Intel Educar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Miraí em parceria com o Instituto Votorantim.
O curso foi ministrado pelos mediadores Conceição Morito, da Escola Municipal Ninho da Águia, e Thiago de Meira Rezende, da Escola Municipal Dom Helvécio. Esse projeto visa melhorar a eficácia dos professores por meio do desenvolvimento profissional, ajudando-os a integrar tecnologia em suas aulas com a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Os seus alunos são incentivados a buscar a resolução de problemas por meio do pensamento crítico, além de desenvolver suas habilidades de trabalho em grupo e outras habilidades do século XXI. Com mais de 7 milhões de professores treinados em mais de 60 países, a Intel Educar é o programa de maior sucesso nesse tipo de iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário