quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

IDEB de Miraí ultrapassa meta para 2021

Educação miraiense sai na frente e já alcança a média do nível de qualidade educacional de países desenvolvidos






Com grande satisfação a Secretaria de Educação de Miraí informou a toda população que a educação escolar oferecida aos alunos por meio das Escolas da Rede Municipal de Ensino é de primeira qualidade. A nota que a educação das escolas municipais alcançou junto ao Ministério da Educação e Cultura - MEC nestes dois últimos anos, 2011 / 2012, foi surpreendente. E, o que é bom, precisa ser lembrado sempre: a média atingida é de 6.6. Média esta que é chamada IDEB, que significa Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Este índice superou a meta nacional para 2021.
Segundo o MEC - Ministério da Educação e Cultura, a atual gestão da Secretaria de Educação de Miraí iniciou seus trabalhos em 2005 com o IDEB de 2,5. O esforço de educadores e pais levou os alunos a um patamar de países desenvolvidos.
O IDEB é um índice resumido que deve ser detalhado para um perfeito entendimento sobre seu valor. Deve-se levar em conta o crescimento, as metas atingidas e os componentes de fluxo e aprendizado. Para se ter uma ideia, Miraí tem fluxo de 0,99 e aprendizado de 6,61. Em síntese, Miraí está 30% da meta esperada para o ano.
Segundo o Ministério da Educação e Cultura, em 2009, o IDEB de Miraí para os anos iniciais do Ensino Fundamental foi classificado em 5,7 - escala de 0 a 10 -. Esta nota ultrapassou os objetivos determinados para 2009 e para 2015. Além disto, o município também excedeu a média brasileira para este ciclo, que é de 4,6. Para a secretária municipal de Educação, Maria do Carmo Trota, a participação dos pais na vida escolar de seus filhos é primordial e contribuiu de maneira grandiosa para o alcance deste resultado.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado pelo Inep / MEC, é um indicador educacional que relaciona de forma positiva informações de rendimento escolar - aprovação - e desempenho - proficiências - em exames padronizados, como a Prova Brasil e o SAEB. E por se tratar de um indicador educacional não pode ser associado a uma nota. O IDEB é um indicador que pode variar entre 0 e 10. Porém, valores próximos a zero e dez são improváveis.

Gráfico do IDEB


Nenhum comentário:

Postar um comentário