segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Retrospectiva: Melhores Momentos

A Escola Municipal "Dom Helvécio" trabalhou o Projeto Eu Me Amo - Semana pela Vida, envolvendo cerca de 90 alunos em diversas oficinas e debates sobre temas como as consequências de consumo de drogas, sexualidade e higiene pessoal. Profissionais da área da saúde trouxeram informações aos alunos sobre cuidados com o corpo e como evitar certas doenças.

O Projeto Gincana do Conhecimento visa resgatar a autoestima dos alunos perante o processo ensino-aprendizagem e, despertando, com este trabalho enriquecedor e criativo, o gosto pela arte do aprender.
O Projeto Reciclagem na Escola é um sucesso. São desenvolvidas diversas atividades em prol da conscientização da reciclagem.
A Escola Municipal "Dom Helvécio" realizou uma belíssima confraternização entre alunos e funcionários, para comemorar a Semana Santa, tendo como tema: A Páscoa Cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Uma data histórica e importante para o mundo.
Em comemoração ao Dia do Correio - 26 de abril e como parte integrante do Projeto de Leitura "Inteligente é assim: tudo o que vê... lê!", a Escola Municipal "Dom Helvécio" organizou diversas atividades relacionadas ao tema proposto.
Emoção. Esta palavra encaixa-se perfeitamente no lindo e compensador trabalho elaborado, com muito carinho e dedicação, por este estabelecimento de ensino, em virtude da comemoração do Dia das Mães.
Durante todo o ano letivo e, mais especificamente, no Dia do Contador de Histórias, os alunos acompanharam as apresentações de diversas atividades em prol da leitura. É realizado uma riquíssima reflexão sobre a importância do ato de ler, ressaltando os aspectos primordiais para a realização de uma boa leitura e, consequentemente, a garantia de um vocabulário enriquecedor em todas as etapas da vida escolar do aluno.
A Escola Municipal "Dom Helvécio" sempre comemora o Dia da Criança com gincanas envolvendo diversas e criativas atividades.
Implantada no ano de 2005 a Feira Cultural e Literária foi criada com o objetivo de incentivar os estudantes à prática da leitura. A Escola Municipal "Dom Helvécio" realiza anualmente este grande projeto, inovador e criativo. No evento são expostos os trabalhos realizados pelos alunos durante o ano, onde são apresentadas atividades como dança, música, peça teatral, releituras de livros de diversos autores.
A Escola Municipal "Dom Helvécio" adotou o grandioso Projeto Afro-Brasileiro, amparado pela lei nº 10.639 / 2003. No decorrer do projeto foram realizadas diversas atividades como palestras, teatros, danças, oficinas e eleição da musa Afro-Brasileira da escola. O desenvolvimento do projeto envolveu toda a equipe escolar.
Para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, a Escola Municipal "Dom Helvécio" realizou uma grandiosa caminhada pelas ruas de Dores da Vitória em prol do Meio Ambiente. Todas as turmas realizaram diversas atividades sob a orientação dos respectivos professores. Foram confeccionados diversos cartazes, faixas, placas, dentre outros, para que a caminhada pudesse chamar a atenção da comunidade. Podemos dizer que a mesma foi um imenso sucesso, pois despertou a atenção de nossos alunos em relação à conscientização do nosso Meio Ambiente e também de toda a comunidade que ficou encantada com a iniciativa da escola. 
Para responder ao desafio da aprendizagem dos alunos da rede municipal de educação com qualidade, os professores da Escola Municipal "Dom Helvécio" e demais cidades como São Sebastião da Vargem Alegre e Santana de Cataguases participaram na cidade de Miraí do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II, uma iniciativa do Ministério da Educação, destinado aos professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública. A proposta é a formação continuada, com a atualização dos saberes profissionais, por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Para mais informações acesse o blog: O Poder das Palavras.
Olhem só que legal o Carnaval Educativo promovido pela Escola Municipal "Dom Helvécio". O tema festivo intitulado: Xô Dengue no Carnaval de Dores da Vitória compartilhou muita diversão, alegria e conscientização. 
Evento importantíssimo, grandioso e inovador, que busca resgatar o gosto pela leitura e escrita. O Concurso Poesia na Escola foi organizado em três segmentos: alunos, pais e professores. Tendo como tema: A Escola ou Minha Escola.
Aconteceu na Escola Municipal "Dom Helvécio" um Encontro Pedagógico: Pré-escolar com professores da rede municipal de ensino de Miraí, onde foram apresentadas e trabalhadas diversas atividades envolvendo dinâmicas e metodologias aplicadas pelos professores no decorrer do processo de alfabetização.
O Programa Nacional de Informática - PROINFO, desde 2011,  visa promover, mediante a inclusão digital, o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação na educação.
Alunos da Escola Municipal "Dom Helvécio" representando a mesma no Desfile Cívico que é considerado um dos maiores eventos educacionais do município devido às belíssimas apresentações que transformam a praça Dr. Miguel Pereira - Miraí, em um palco repleto de encanto e magia em honra à nossa amada Pátria.
A Escola Municipal "Dom Helvécio" está em festa. A foto representa a entrega dos prêmios aos alunos da escola vencedores do Concurso Tempos de Escola, promovido pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação e Cultura e Canal Futura.
A Escola Municipal "Dom Helvécio" realiza bimestralmente uma Reunião Escolar com pais de alunos, enfatizando a participação e comprometimento dos mesmos na vida escolar dos filhos com o objetivo de alcançar bons resultados.
O Dia da Educação é comemorado com alegria e entusiasmo pelos alunos e professores da Escola Municipal "Dom Helvécio". 
A Escola Municipal "Dom Helvécio" realiza todos os anos a tradicional Festa Junina. Uma emocionante e divertida festa que contagia todos os presentes nesse evento que é um sucesso de alegria e animação.  
O Dia do Estudante é comemorado com muita empolgação pela Escola Municipal "Dom Helvécio" incluindo diversos jogos desportivos com o objetivo de resgatar a prática desportiva nos alunos.
A Escola Municipal "Dom Helvécio" comemora o Dia do Professor com muita alegria, diversão e descontração.
No decorrer da Semana da Alimentação, a Escola Municipal "Dom Helvécio" trabalhou o tema com os alunos. Foram realizadas diversas atividades relacionadas ao tema, em uma produtiva discussão em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário