segunda-feira, 2 de maio de 2011

Proinfo: Um Ambiente de Aprendizagem Digital

Proinfo significa Programa Nacional de Informática na Educação, criado pelo Ministério da Educação, que visa promover, mediante a inclusão digital, o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas das redes públicas de educação básica.
O funcionamento do Proinfo é realizado mediante a coordenação da professora Lindinalva e do professor Américo Júnior que ministrarão as aulas para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental ( 1º ao 5º anos – Turno da Manhã ) e para os alunos dos anos finais ( 6º ao 9º anos – Turno da Tarde ), respectivamente. Sendo que o horário e divisão das turmas foram elaborados em conjunto com a direção deste estabelecimento de ensino.
O curso tem como finalidade primordial inserir os alunos para o convívio do meio tecnológico de uma forma dinâmica e atraente seguindo os preceitos educacionais que contribuam para dinamizar os processos de ensino aprendizagem, além de desenvolver em nossos alunos as potencialidades, habilidades e conhecimentos específicos a respeito dos objetivos propostos no decorrer de todo o processo da educação digital.
Podemos afirmar, categoricamente, que este curso surgiu com o intuito de aproximar os alunos da era digital, deixando-os antenados com os acontecimentos tecnológicos. Os mesmos terão acesso a mais avançada tecnologia da informática e poderão realizar pesquisas com a disponibilidade de vários computadores instalados na escola com um sistema operacional Linux Educacional.
Portanto, este trabalho é de suma importância para o município, pois através dele, podemos dar um suporte maior aos alunos no que se refere à informação e, consequentemente, levá-los a conhecer este universo essencial nos dias de hoje, que, aliás, para muitos é novidade.
A educação municipal ao aderir este projeto está proporcionando aos envolvidos uma educação de qualidade, pois a informática veio para incluir, para facilitar, para dar possibilidades a quem antes não tinha acesso, veio para aproximar as pessoas, embora, por falta de compreensão das formas de utilização, muitos se afastam e se enclausuram no mundo virtual, então, o referido veio para quebrar este paradigma.
Por fim, com a inclusão digital, a educação municipal só tende a colher bons frutos futuramente, além de enriquecer as aulas com um universo importantíssimo para o processo evolutivo social, cultural e econômico do ser humano. 

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