terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Escola Municipal Dom Helvécio comemora o Dia da Consciência Negra

A educação municipal valoriza a história. Valoriza a história do nosso amado e imenso Brasil. Valoriza a história de um lider: Zumbi dos Palmares.
Para celebrar o Dia da Consciência Negra -20 de novembro, a Escola Municipal Dom Helvécio realizou uma grande e merecida homenagem aos homens e mulheres negros que com esforço e trabalho ajudaram a construir um país chamado Brasil.
Devido ao momento histórico e sublime, foram desenvolvidas diversas atividades em prol do respeito e da valorização da Cultura Negra. Sendo elas: palestras, danças, peças teatrais, desfile para a escolha do garoto e garota afro, dentre outras.
O evento tem por objetivo preservar a memória do nosso Brasil e oportunizar uma reflexão e socialização de informação e expriências que otimizam a abordagem anti-racista no interior das escolas e sociedade.
As festividades fazem parte do calendário escolar devido a implementação da lei 10.639/03 e 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da hitória e cultura afro-brasileira nas escolas. Tendo como objetivo principal mostrar a importância da Cultura Negra para a sociedade.


Aluna da Escola Municipal Dom Helvécio é vencedora do Concurso Tempos de Escola - 2010


No dia 18 de novembro, realizou-se na Quadra Poliesportiva "João Antônio Bilheiro" a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Tempos de Escola, promovido pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da educação e Cultura e Canal Futura. O concurso contou nesta segunda edição com 692 redações inscritas, vindas de 30 municípios integrantes do Projeto Parceria Votorantim pela Educação. Desde total, foram selecionados 25 vencedores do ensino fundamental e 11 do ensino médio. Além dos dois ganhadores na categoria nacional.
A aluna Wanderléia Cardoso - 9º ano, da Escola Municipal Dom Helvécio - Dores da Vitória - foi uma das premiadas com Certificado, MP4 e livros. A professora Maria Aparecida Reis Neves também foi contemplada com um Kit cultural por ter sido orientadora da aluna vencedora da Escola Municipal Dom Helvécio.
Confira toda a premiação visitando o blog da Secretaria Municipal de Educação: smeducacaomirai.blogspot.com

Conheça a redação da aluna Vanderléia

Uma presença definitiva

Numa conversa entre mãe e filha, em uma tarde ensolarada, minha mãe me contou da professora que marcou sua vida escolar. O espaço principal era “Escola Municipal João Carvalho”, uma escola da rede pública em Silveira Carvalho.
Leila Arguette Furlani. Nunca esquecera desse nome. Dona Leila, assim como gostava de ser chamada, foi a professora que a minha mãe mais admirava pela sua maneira dinâmica e criativa de ensinar. Ela lecionava todos os tipos de matéria. Porém, minha mãe gostava mais de Português. Cursava a 2ª série, hoje 3º ano.
Era uma senhora de mais ou menos 35 anos. Uma mulher que surpreendeu os alunos logo no primeiro dia de aula. Sua fisionomia era encantadora, com uma voz macia e suave que facilitava ainda mais a aprendizagem. Ela tinha cabelos castanhos claros e aparentava bastante nova.
Dona Leila era muito carinhosa com os alunos, fazendo com que eles aprendessem o máximo possível. Era incapaz de ferir alguém com palavras grosseiras. Por isso, todos os alunos amavam aquela professora. Parecia que tinha uma técnica para dar aula. Quando entrava em sala, todos se acomodavam em seus lugares e esperavam por uma daquelas histórias fantásticas que ela contava. Quando se aproximava o final da aula, os alunos guardavam seus cadernos rapidamente para que a professora pudesse contar outra história.
Foi assim até a 3ª série, atual 4º ano. Depois, minha mãe foi obrigada a abandonar os estudos para trabalhar e, consequentemente, ajudar no sustento da família. Dona Leila ficou muito triste e minha mãe também. Foi a pior despedida de sua vida escolar. O tempo passou e elas não se viram mais. Ficou só na lembrança, na memória de minha mãe.
Após esta agradável conversa com minha mãe, aprendi que há pessoas que serão definitivas na vida da gente. E o melhor de tudo é saber que, mesmo depois de tantos anos distantes, elas continuarão com a gente, impregnadas em nossas memórias. É como se o tempo não tivesse força o suficiente para arrancá-las de nossas memórias.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

VI Gincana do Conhecimento

No dia 03 de dezembro de 2010, realizou-se na Escola Municipal Dom Helvécio - Dores da Vitória, a VI Gincana do Conhecimento, projeto organizado pelo professor de Língua Portuguesa, Thiago de Meira Rezende, em parceria com os demais funcionários, que visa resgatar a autoestima dos alunos perante o processo ensino-aprendizagem e, despertando, com este trabalho enriquecedor e criativo, o gosto pela arte do aprender.
O desenvolvimento do trabalho teve como base o Projeto de Leitura: Inteligente é assim: tudo o que vê.... lê! e, em referência ao seu universo mágico e surpreendente, foram realizadas diversas atividades como: Jogos Musicais, Quem é o Autor?, Jogo das Frases, Gêneros Textuais, Jogo do Dicionário, Placas de Trânsito, Qual é a Palavra?, Produção Textual, Jogo da Adedanha, Palavras Cruzadas, Caça Palavras, dentre outras. O objetivo principal do projeto é interagir todas as turmas para uma prática competitiva e saudável.
Confira os detalhes deste grandioso e inovador projeto no blog do professor Thiago: thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com

Alunos são premiados com outdoor no centro da cidade



Alunos de todas as escolas municipais foram premiados com um belíssimo outdoor no centro da cidade, visando as comemorações do 1º ano do projeto de leitura: Inteligente é assim: tudo o que vê... lê! Para ter suas fotos estampadas no outdoor, os alunos tiveram que redigir um texto em sala de aula com o seguinte tema: Por que eu gostaria de participar do outdoor da Feira Literária?
Foram escolhidas as melhores produções, sendo um aluno por escola, e os vencedores tiveram suas imagens divulgadas no mesmo.
A seguir, veja a  produção vencedora da Escola Municipal Dom Helvécio:

Eu gostaria de participar do outdoor da Feira Cultural porque sou uma aluna nota 10. Sou muito dedicada aos estudos, gosto muito de ler e sou muito inteligente. Acho que a cultura é muito importante.
A maioria das minhas notas é 100. Nunca tirei nota vermelha e vivo com a esperança de que vou estar no outdoor da Feira Cultural porque a minha letra é muito bonita. Além disso, sou fera na matemática, gosto muito de português e cada vez mais aprendo ciências, geografia e história. Mas, a coisa que eu gosto mais ainda é de fazer viagens. Um dia eu vou fazer uma viagem e no caminho vou ver uma enorme foto minha estampada num outdoor. E este será o dia mais feliz da minha vida.

Aluna: Geisa Aparecida Santos Dias - 4º ano - Escola Municipal Dom Helvécio - Zona Rural
Professora: Tia Deise Gonçalves

Escola de Dores da Vitória recebe novo Pavilhão

Escola Municipal Dom Helvécio passa por reforma e ganha salas de informática com internet, audiovisual e biblioteca

A Prefeitura de Miraí entregou na noite do dia 18 de junho um novo pavilhão à Escola Dom Helvécio, no distrito de Dores da Vitória, cumprindo com mais um compromisso assumido pelo prefeito Sérgio Resende junto à comunidade.
O novo pavilhão é dotado de uma sala audiovisual, uma sala de informática com mais de cinco computadores, uma sala com banheiro para reuniões, além de uma biblioteca. Esta última recebeu o nome de "Professorinha Mariazinha" e teve o seu conteúdo ( material didático e eletrônico ) doado pela BAUMINAS, antiga Mineração Rio Pomba, representada na ocasião pelo comunicólogo Domingos Ceribeli.
O local foi intitulado de Pavilhão "José Teodoro de Almeida", em homenagem a um morador da localidade que muito lutou por recursos que pudessem gerar o progresso no distrito. Para agradecer tal lembrança, a neta e também professora da Escola, Lindinalva Teodoro, fez um emocionante discurso. "O vovô sempre buscou o melhor para dores, e por tudo o que ele foi, eu agradeço ao prefeito Serginho por esta honrosa homenagem".
Fizeram parte deste momento significante na história educacional miraiense, grande parte da comunidade local, educadores de todo o município, e várias autoridades, como os vereadores, Jesus Castelano, Sapé, Mauro Cézar e Marcileide dos Santos. Além deles, também abrilhantaram o evento, o presidente do PMDB, Getúlio Rodrigues, todo o secretariado municipal, o vice-prefeito Jaime Vargas e sua esposa Lucília e o prefeito Sérgio Resende acompanhado da primeira-dama Vera Moraes.
Todo o momento de inauguração foi marcado por inteligíveis apresentações realizadas pelos próprios alunos da escola com o auxílio dos professores. Houve declamações, danças e paródias.
Para abençoar o local e clamar pela proteção divina, o representante do Padre Antônio, Mário Giagio e o Pastor José Luiz Tacone, da Igreja CEIFA de Dores da Vitória, disseram palavras de fé e esperança ao presenciar a entrada da Bíblia Sagrada pelas mãos de uma aluna.
Dentre as autoridades presentes se destacou a Secretária de Educação, Tia Nem, e a diretora da instituição Silmane Oliveira, que foram recebidas por elogios e congratulações pelo exímio trabalho que estão realizando.
Ao fazer o uso da palavra, o prefeito Sérgio destacou a importância de vivenciar o momento e a satisfação de ter os alunos envolvidos com os estudos e podendo alcançarem um educação com mais qualidade.
O descerramento da placa foi feito pelo prefeito Serginho e o irmão do homenageado José Maria Teodoro ao lado de sua família.
Na mesma noite, houve a premiação dos alunos que se destacram no Concurso de Desenho, Poesia e Redações. Na educação infantil, o prêmio oferecido pela Toledinha Móveis e Brinquedos, foi para Carolaine. Já no ensino fundamental, os premiados foram Alefi Ribeiro, que recebeu a congratulação dos funcionários da Secretaria de Educação; e Dienife Silva que foi premiada pelo Jornal Opinião Miraiense. A professora Regina Pinheiro também homenageada com o prêmio ofertado pelo prefeito Serginho.
Na ocasião, o prefeito aproveitou para firmar mais uma promessa, a de fazer uma reforma geral em toda a instituição, e, além disto, autorizou a Secretária de Educação, Tia Nem, a contratar o serviço de internet para os alunos e educadores.

Escola Municipal Dom Helvécio,18 de junho de 2010. Um acontecimento único e histórico para a comunidade escolar de Dores da Vitória: a inauguração da Biblioteca. Um ambiente de cultura, lazer, entretenimento, conhecimento e cidadania. ( Thiago de Meira Rezende )

Matéria publicada no Jornal Opinião Miraiense em junho/julho de 2010.
Jornalista Responsável: Débora Moraes Resende Riguini

Aluna da Escola Municipal Dom Helvécio é vencedora do Concurso Tempos de Escola no município

No  mês de outubro - 2009, foi realizada a entrega do prêmio do Concurso Tempos de Escola para a aluna Andreza Luiza de souza, da Escola Municipal Dom Helvécio, vencedora no município. O evento aconteceu na própria escola e contou com a presença da Secretária de Educação, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota, do Supervisor Administrativo da CBA, Marcos Antônio Martins da Silva, e da Diretora da escola, Silmane Maria de Oliveira.
Pela primeira colocação, a estudante recebeu uma máquina fotográfica digital e a escola ganhou um kit Pedagógico do Canal Futura.

Redação: Momento que minha mãe jamais esquecerá

Minha mãe sempre teve boa memória, sempre lembrou das coisas do passado. Um dia desses, eu estava contando para ela como foi o meu dia na escola, então ela se lembrou de sua escola do passado. Começou a me contar que o tempo passou, mas ficou marcada pelos bons tempos de escola.
Ela ainda se lembra de sua sala de aula, como era linda, cheia de enfeites, cheia de cartazes. A sua sala era pintada de azul claro, que lhe trazia paz e vontade de estudar. Na opinião dela, a escola não era uma maravilha, mas a melhor do mundo.
Às vezes, eu fico com preguiça de ir à escola, mas minha mãe me conta que ela ficava ansiosa para o outro dia chegar para ela voltar à escola e rever seus amigos. Para ela, todos os professores e professoras eram bons, mas a que ela mais gostava e se lembra era a Dona Alice.
Minha mãe dizia que quando Dona Alice entrava na sala de aula, a sala ficava brilhante por causa daquele lindo sorriso estampado no rosto, dizendo que seus alunos eram a alegria do seu dia. Dona Alice dava aula com aquela vontade de ensinar e educar seus alunos. Suas explicações eram uma maravilha e se alguém não entendesse , ela explicava até entender, porque ela só queria o bem de seus alunos. Mesmo sendo boa, era um pouco severa. No dia da prova era cada aluno no seu lugar em fila; se pegasse alguém colando, dava zero.
Na hora da merenda, eles sentavam sempre em grupo, dividiam seus lanches com seus amigos mais chegados. Depois voltavam para sala, estudavam mais um pouco. Depois iam para casa. Em casa, minha avó pegava o caderno de minha mãe e via se ela estava estudando direitinho e se sua letra estava bonita, dizia também que minha mãe e seus irmãos eram seu tesouro mais precioso.
E hoje, quando minha mãe conta essas histórias, ela fala para nós valorizarmos os nossos estudos.

Andreza Luiza de Souza 

Comemoração do Dia do Meio Ambiente

Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente - 05 de junho, a Companhia Brasileira de Alumínio - Votorantim Metais, realizou no dia 1º de junho, com muita alegria e entusiasmo no distrito de Dores da Vitória, a Caravana Cultivando Boas Ações. A programação contou com brincadeiras e atividades voltadas para crianças e adolescentes, com o mascote da empresa o Tatuxito e a apresentação de uma peça de teatro com o nome Ninguém Merece, onde dois adolescentes discutem  a questão do consumo consciente.
O tema foi escolhido pela equipe do meio ambiente da CBA e Votorantim Metais para conscientizar as pessoas a adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais de forma a não exceder as necessidades, pois, além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente.
A Caravana Cultivando Boas Ações contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Dom Helvécio e de toda a comunidade presente neste grande evento.