segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Minha primeira professora

por Thiago de Meira Rezende

Recordar os tempos de escola é mergulhar profundamente em um oceano repleto de letras que formam um grandioso e enriquecedor livro que nos levam diretamente a um mundo encantador repleto de histórias interessantes e comoventes.
Escola Estadual Joaquim Nabuco. Ambiente escolar onde tudo começou. Lugar que eu rabisquei as minhas primeiras letras. A professora Terezinha Fortunato foi a responsável por mostrar-me este mundo mágico e fascinante. Minha primeira e inesquecível educadora, que guardarei pra sempre em minha memória. Uma educadora amiga e carinhosa para com seus alunos. Explicava as atividades de uma forma dinâmica e criativa que despertava em seus alunos o gosto pelo aprendizado.
Sempre fui um aluno tímido, mas este detalhe não atrapalhava a minha convivência com os colegas e a professora e, principalmente, em meu rendimento escolar. Sempre dedicado e responsável para com os estudos realizava todas as tarefas escolares. Gostava de assentar na primeira carteira e prestava bastante atenção na explicação da professora Terezinha Fortunato.
O que mais me impressionava, além de sua dedicação e competência, era o seu comprometimento por uma educação de qualidade, suas aulas sempre muito bem elaboradas e enriquecedoras chamavam a atenção de toda a escola. As datas comemorativas organizadas pela professora eram um espetáculo, pois demonstrava positivamente a sua marca no que se refere à qualidade do ensino. Ficava admirado com as apresentações, apesar da timidez, gostava de fazê-las, principalmente quando meus pais assistiam. Uma grande e indescritível emoção.
Quando a vejo caminhado pelas ruas do nosso "pequenino Miraí", sempre vem à memória a imagem ou lembrança da minha primeira professora. Como diz a música do saudoso cantor e compositor miraiense Ataulfo Alves: "que saudade da professorinha que me ensinou o bê-a-bá." Que saudades daquele tempo, das amizades, das brincadeiras e da professora.
Agradeço a ela por fazer parte da minha história escolar e por ter me ensinado os primeiros e grandiosos rabiscos com o propósito de alcançar as portas para o horizonte do saber.
Saiba que jamais vou esquecê-la!

domingo, 14 de outubro de 2012

Desfile Cívico

Considerado um dos maiores eventos educacionais do município, o Desfile Cívico de 7 de setembro fora resgatado pela atual administração no ano de 2005, e aplaudido por toda a população miraiense. Desde então, o mesmo é aguardado ansiosamente, devido às belíssimas apresentações que transformam a praça Dr. Miguel Pereira em um palco repleto de encanto e magia em honra à nossa amada Pátria.


Ensino Fundamental II - ( 6º ao 9º anos )
Tema: A Paz

O movimento pacifista é um movimento social que busca lutar por ideias tais como o término de uma guerra em particular ( ou de todas as guerras ), minimizando a violência entre homens em um local em particular ou em algumas situações, frequentemente relacionada a meta da paz mundial. A Escola Municipal Dom Helvécio abre o caminho de paz representada pelos pacifistas: Nelson Mandela, Indira Gandhi, Martin King, Dalai Lama, Madre Tereza de Calcutá e Mahatma Gandhi.


Ensino Fundamental I ( Pré-escolar ao 5º anos )
Tema: Centenário de Luiz Gonzaga - O Rei do Baião

Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião" por ser responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, o baião, o xote e o xaxado, para todo os país. A música "Asa Branca" feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do nordeste brasileiro. Luiz Gonzaga faleceu no dia 2 de agosto de 1989.