domingo, 15 de maio de 2011

Projeto de Leitura

Tia Rosilene contando a história da Dona Baratinha para seus alunos do pré-escolar na sala de leitura.

Simulando um Vulcão

Os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental realizaram uma experiência enriquecedora, no pátio da escola, no dia 10 de maio, confeccionando um Vulcão, mediante às explicações do professor de Ciências -  Lucindo. O trabalho tem por objetivo fazer com que os alunos compreendam os processos de formação de um vulcão e, consequentemente, os componentes e motivos que determinam sua atividade vulcânica.

domingo, 8 de maio de 2011

Escola Municipal Dom Helvécio comemora o Dia das Mães com muita Emoção

Emoção. Esta palavra encaixa-se perfeitamente no lindo e compensador trabalho elaborado, com muito carinho e dedicação, por este estabelecimento de ensino, em virtude da comemoração do Dia das Mães.
 A festa aconteceu no dia 06 de maio, na própria escola, com as presenças ilustres das mães dos alunos.
Na oportunidade os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental apresentaram várias homenagens para as mães que vieram prestigiar seus filhos neste momento único e especial. Cada turma preparou uma surpresa e uma apresentação artística.
Tia Rosilene - Pré-escolar
Tia Flaviana - 1º Ano
Tia Darlene - 2º Ano
Tia Marlene - 3º Ano
Tia Claudinéia - 4º Ano
Tia Cleuza - 5º Ano
 Os nossos alunos deram um show de criatividade, deixando as mães emocionadas e felicíssimas com a desenvoltura dos mesmos.
Depois das apresentações, foram sorteados diversos brindes para as mães.
As mães presentes ainda levaram para casa, após a confraternização, os trabalhos artísticos produzidos pelos alunos em homenagem à data. Além de uma pequena lembrança elaborada pela escola.
Os funcionários da escola contribuíram intensamente em prol da organização desta magnífica e honrosa homenagem.
Podemos dizer que foi um dia agradável de plena manifestação de carinho e amor.

Um dia de muita Alegria e Diversão



Devido ao dia do Contador de História ( 20 de março ) e ao dia do Ilustre e Inesquecível autor Monteiro Lobato ( 18 de abril ), a Escola Municipal Dom Helvécio preparou, no dia 21 de abril, uma grande surpresa para os alunos dos anos iniciais do Ensino Funadamental.
Os alunos foram encaminhados para o pátio da escola, mediante os professores, para acompanharem às apresentações de diversas atividades em prol da importância da Leitura.
Os trabalhos contaram com as participações da professora Carol e do coreógrafo Marcos Paulo, ambos foram os principais responsáveis em levar Alegria e Diversão para os nossos alunos.
No início dos trabalhos, a professora Carol, Mascote Alfaluz, fez uma riquíssima reflexão sobre a importância do ato de ler, ressaltando os aspectos primordiais para a realização de uma boa leitura e, consequentemente, a garantia de um vocabulário enriquecedor em todas as etapas da vida escolar do aluno.
Logo em seguida, Marcos Paulo fez uma engraçada participação como o Palhaço Pipoca, levando alegria para os alunos que deram inúmeras e ensurdecedoras gargalhadas. No meio de sua apresentação, para surpresa de todos, surge a Emília ( personagem de Monteiro Lobato ), professora Carol que, junto com o Palhaço Pipoca contaram piadas e dançaram para o delírio dos alunos.
Por fim, a Emília, para incentivar a leitura, contou uma história, tendo como referência a fábula O Macaco e o Coelho, do Imortal Monteiro Lobato. Os alunos ficaram contagiantes a cada gesto e, principalmente, atentos a cada detalhe da história narrada pela Emília.
Podemos dizer, que este dia, ficará marcado para sempre na vida escolar de nossos alunos, pois foi um momento único e enriquedor de muita Alegria e Diversão.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Correio Carinhoso


Em comemoração ao Dia do Correio - 26 de abril, a Escola Municipal Dom Helvécio organizou em parceria com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como base principal o Projeto de Leitura: Inteligente é assim: tudo o que vê... Lê!, diversas atividades relacionadas ao tema proposto. Antes da realização dos trabalhos, os professores explicaram para os alunos a importância dos Carteiros na vida cotidiana de uma sociedade, ressaltando os aspectos fundamentais para o bom funcionamento da mesma.
Uma das atividades de grande repercussão foi o Correio Carinhoso, um grandioso trabalho que envolveu a efetiva participação dos alunos e, consequentemente. a interação entre todas as turmas deste estabelecimento de ensino. Cada aluno ficou responsável em escrever uma cartinha para os colegas de outras turmas e a mesma era depositada em uma caixa enfeitada pela própria escola e o resultado não poderia ser melhor: Sucesso Total!
Tia Cleuza - 5º Ano

Tia Rosilene - Pré-escolar

Tia Darlene - 2º Ano

Tia Claudinéia - 4º Ano

Tia Marlene - 3º Ano

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Secretaria Municipal de Educação de Miraí realiza Blitz Educativa

A Secretaria de Educação de Miraí em parceria com a empresa Votorantim Metais promoveram uma Blitz Educativa no Dia Nacional da Educação - 28 de abril, tendo como objetivo principal mobilizar a população sobre a importância do envolvimento das famílias na vida acadêmica de seus filhos. O processo foi realizado mediante a entrega de cartilhas didáticas que foram distribuídas para os motoristas e de adesivos com os seguintes dizeres: Da vida escolar do meu filho eu participo. E você?
A iniciativa foi conduzida por representantes do Instituto Votorantim, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, CRAS, Conselho Tutelar e profissionais das escolas municipais e estaduais.
Durante o evento, pela manhã, crianças das escolas municipais participaram de diversas atividades pedagógicas na praça Dr. Miguel Pereira. Sucesso Total!
Para a Secretária Municipal de Educação do município, Maria do Carmo Trota, a ação educacional complementa a condução e a discussão das temáticas educacionais de acordo com a realidade local.  “A Blitz Educativa” reforça o trabalho que já desenvolvemos diariamente com os nossos alunos. Além disso, a mensagem do evento é a de que o envolvimento da família na vida escolar dos alunos é extremamente importante para o desenvolvimento intelectual dos nossos jovens. A ação estreita o relacionamento entre alunos, pais e agentes educacionais da nossa cidade”, explica Maria do Carmo.

Proinfo: Um Ambiente de Aprendizagem Digital

Proinfo significa Programa Nacional de Informática na Educação, criado pelo Ministério da Educação, que visa promover, mediante a inclusão digital, o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas das redes públicas de educação básica.
O funcionamento do Proinfo é realizado mediante a coordenação da professora Lindinalva e do professor Américo Júnior que ministrarão as aulas para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental ( 1º ao 5º anos – Turno da Manhã ) e para os alunos dos anos finais ( 6º ao 9º anos – Turno da Tarde ), respectivamente. Sendo que o horário e divisão das turmas foram elaborados em conjunto com a direção deste estabelecimento de ensino.
O curso tem como finalidade primordial inserir os alunos para o convívio do meio tecnológico de uma forma dinâmica e atraente seguindo os preceitos educacionais que contribuam para dinamizar os processos de ensino aprendizagem, além de desenvolver em nossos alunos as potencialidades, habilidades e conhecimentos específicos a respeito dos objetivos propostos no decorrer de todo o processo da educação digital.
Podemos afirmar, categoricamente, que este curso surgiu com o intuito de aproximar os alunos da era digital, deixando-os antenados com os acontecimentos tecnológicos. Os mesmos terão acesso a mais avançada tecnologia da informática e poderão realizar pesquisas com a disponibilidade de vários computadores instalados na escola com um sistema operacional Linux Educacional.
Portanto, este trabalho é de suma importância para o município, pois através dele, podemos dar um suporte maior aos alunos no que se refere à informação e, consequentemente, levá-los a conhecer este universo essencial nos dias de hoje, que, aliás, para muitos é novidade.
A educação municipal ao aderir este projeto está proporcionando aos envolvidos uma educação de qualidade, pois a informática veio para incluir, para facilitar, para dar possibilidades a quem antes não tinha acesso, veio para aproximar as pessoas, embora, por falta de compreensão das formas de utilização, muitos se afastam e se enclausuram no mundo virtual, então, o referido veio para quebrar este paradigma.
Por fim, com a inclusão digital, a educação municipal só tende a colher bons frutos futuramente, além de enriquecer as aulas com um universo importantíssimo para o processo evolutivo social, cultural e econômico do ser humano.