sexta-feira, 29 de abril de 2011

Encontro Pedagógico: Pré- escolar

Aconteceu no dia 26 de abril na Escola Municipal Dom Helvécio - Dores da Vitória um encontro pedagógico com professores da rede municipal de ensino de Miraí, juntamente com as pedagogas Maria do Carmo Osta e Terezinha Maragon.
O evento foi ministrado pela coordenadora de área do Pré-escolar - 2º período ( 05 anos ) Roseleni Bazoti.
Foram apresentadas e trabalhadas diversas atividades envolvendo dinâmicas e metodologias aplicadas para serem desenvolvidas no decorrer do processo de alfatização dos alunos. Sendo demonstrado com os mesmos todas as atividades na prática do dia-a-dia escolar.
 A professora Carol em parceria com Marcos Paulo fizeram uma linda apresentação de música e contos, abrilhantando o encontro.
 A diretora Silmane Mázala e o Vice-diretor Thiago receberam a todos com simpatia e uma calorosa acolhida.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Semana Santa: A Páscoa Cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Devido ao significado desta, a Escola Municipal Dom Helvécio realizou no dia 21 de abril uma belíssima confraternização entre alunos e funcionários, dentro do ambiente escolar, para comemorar esta data histórica e importante para o mundo. Em virtude do ensejo, foram explicados para os alunos, mediante os seus respectivos professores, a importância de se comemorar esta data, enfatizando a união e, principalmente, a vida do Senhor Jesus Cristo que, aliás, deve sempre estar presente em nossos corações.
Feliz Páscoa!
                                                               

Peça Teatral : O Casamento de Dona Baratinha

Os alunos do Pré-escolar apresentaram uma linda e emocionante peça teatral intitulada O Casamento de  Dona Baratinha, tendo como referência a obra recontada por Ana Maria Machado. A professora da turma, Rosilene, ficou encantada com a participação de seus alunos que deram um show de interpretação.
 


O Casamento de Dona Baratinha

Era uma vez uma baratinha que varria o salão quando, de repente, encontrou uma moedinha:

- Obá! Agora fiquei rica, e já posso me casar!

Este era o maior sonho da Dona Baratinha, que queria muito fazer tudo como tinha visto no cinema. Então, colocou uma fita no cabelo, guardou o dinheiro na caixinha, e foi para a janela cantar:

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?
Um ratinho muito interesseiro estava passando por ali, e ficou imaginando o grande tesouro que a baratinha devia ter encontrado para cantar assim tão feliz. Tentou muito chamar sua atenção e dizer:

- Eu quero! Eu quero!

Ele era muito pequeno e tinha a voz muito fraquinha e, enquanto cantava, Dona Baratinha nem ouviu.
Então chegou o cachorrão , com seu latido forte; foi logo dizendo:

- Eu quero! Au! Au!

Dona Baratinha se assustou muito com o barulhão dele, e disse:

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E o cachorrão foi embora.
O ratinho pensou: agora é minha vez! Mas...
- Eu quero, disse o elefante.

Dona Baratinha, com medo que aquele animal fizesse muito barulho, pediu que ele mostrasse como fazia. E ele mostrou:

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão! E o elefante foi embora.

O ratinho pensou novamente:
- Agora é a minha vez! Mas...
Outro animal já ia dizendo bem alto:

- Eu quero! Eu quero!

E Dona Baratinha perguntou:

- Como é o seu barulho?

- GRRR!

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E vieram então vários outros animais:

O leão, a onça, o tigre, o papagaio.


A todos, Dona Baratinha disse não: ela tinha muito medo de barulho forte. E continuou a cantar na janela:

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?


Também veio o urso, o cavalo, o galo, o touro, o bode e até o jacaré.


A todos a baratinha disse não.


Dona Baratinha já estava quase desistindo de encontrar aquele com quem iria se casar. Foi então que percebeu alguém pulando, exausto de tanto gritar:
- Eu quero! Eu quero!


- Ah! Achei alguém de quem eu não tenho medo! E é tão bonitinho! disse a Dona Baratinha. Enfim, podemos nos casar!
Então, preparou a festa de casamento mais bonita, com novas roupas, enfeites e, principalmente, comidas. Essa era a parte que o Ratinho mais esperava: a comida. O cheiro maravilhoso do feijão que cozinhava na panela deixava o Ratinho quase louco de fome. Ele esperava, esperava, e nada de chegar a hora de comer. Já estava ficando verde de fome!
Quando o cozinheiro saiu um pouquinho de dentro da cozinha, o Ratinho não aguentou:

- Vou dar só uma provadinha na beirada da panela, pegar só um pedacinho de carne do feijão, e ninguém vai notar nada...

Que bobo! A panela de feijão quente era muito perigosa, e o Ratinho guloso não devia ter subido lá: caiu dentro da panela de feijão, e nunca mais voltou.
Dona Baratinha ficou muito triste que seu casamento tenha acabado assim. No dia seguinte, decidiu voltar à janela novamente e recomeçar a cantar, mas... Desta vez iria prestar mais atenção em tudo o que era importante para ela, além do barulhão, é claro!

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

terça-feira, 12 de abril de 2011

Alimentação Saudável

Devido ao Dia Nacional da Alimentação Saudável comemorado no mês de abril, as professoras Marlene, Claudinéia e Cleuza  realizaram com seus alunos do 3º, 4º e 5º anos respectivamente diversas atividades relacionadas ao tema.
Mas antes das atividades propostas, as professoras fizeram uma produtiva discussão em sala de aula, destacando a melhor maneira de se fazer uma alimentação de qualidade evitando, lógico, os excessos desagradáveis que, inclusive, são prejudiciais à Saúde. Ressaltaram que uma boa alimentação colabora na manutenção do peso ideal, vitalidade e na prevenção de doenças.
Por fim, depois das atividades, os alunos saborearam uma deliciosa  salada de frutas, cujo cardápio foi preparado com amor e carinho pelas professoras com a ajuda da Diretora Silmane Oliveira.

Reunião Escolar

 A Secretaria de Educação de Miraí em parceria com o Instituto Votorantim conquistaram mais uma meta com a realização de uma reunião de pais com o objetivo de mobilizá-los sobre a importância de se interessarem pela educação dos filhos.
O grandioso e importantíssimo  evento aconteceu no dia 23 de março, às 19h30 min, na Escola Municipal Dom Helvécio, em Dores da Vitória. Estiveram presentes professores, diretores, pedagogos e demais funcionários das escolas municipais, pais e alunos que, inclusive foram recebidos com muita alegria e simpatia pela Secretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Oliveira Silva e Trota.

A Secretária de Educação iniciou dando as boas vindas e manifestando grande satisfação pela presença de todos. Dividiu seus anseios e preocupações em relação à participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Salientou que "participar é estar presente dia-a-dia com seus filhos é condição essencial e indispensável para o sucesso do aluno". Disse ainda que a escola está de portas abertas para recebê-los e ajudá-los em caso de alguma dúvida ou problemas. Alertou que "quando o filho não gosta da escola pode ser indício de alguma insatisfação no ambiente escolar e que família e escola devem unir forças para juntas diagnosticar o problema buscando soluções coerentes e eficientes no sentido de desenvolver no aluno atitudes e sentimentos positivos no âmbito escolar."
Mas antes da palestra realizada pela Secretária Municipal, os alunos apresentaram algumas atividades para todos os presentes neste evento.
Por fim, os professores realizaram uma atividade em grupo com os pais, com objetivo de avaliar o trabalho de 2010 e, em seguida, levantar as expectativas para o no letivo de 2011. Num clima descontraído, todos participaram demonstrando grande interesse. A ansiedade e alegria tomou conta quando iniciou-se o sorteio dos brindes doados por todos os funcionários das escolas aos pais.
Ao final foi oferecido aos convidados uma deliciosa canjica. Terminado o evento foram tecidos vários elogios por parte dos participantes sobre a reunião.